Programa Coca-Cola

Gente é pra Brilhar

Festival de Búzios

Festival do Rio

Em Busca dos Dinossauros

Protetores da Vida

Green Nation

Ecotrupe

Cooperativas Manguezarte e Estação Praia de Mauá

A Natureza da Paisagem

Rio Tecnomídia


Parceiros


Contato



capa da Agenda Ambiental nas Escolas


capa livro Protetores da Vida


clipping

O Movimento de Proteção à Vida foi criado em outubro de 1999, no encontro nacional promovido pela Diretoria do Programa Nacional de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente – PNEA/MMA que reuniu em Brasília 135 jovens estudantes de escolas públicas das 27 unidades da federação, selecionados pelas respectivas Secretarias Estaduais de Educação por sua atuação destacada em projetos ambientais.

Os 27 professores que acompanharam os jovens, representando as Secretarias de Educação, tornaram-se os coordenadores estaduais dos Protetores da Vida.

Durante o encontro, os jovens elaboraram a Carta de Princípios de Proteção à Vida, documento-base do Movimento, propondo uma ampla mobilização de toda a sociedade brasileira em defesa das nossas riquezas naturais, da diversidade cultural e da justiça social. A Carta foi entregue ao Presidente da República pelos jovens Protetores e pelo Ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho, em solenidade realizada no Palácio da Alvorada, no dia 13 de outubro de 1999.

O Projeto de Educação Ambiental Protetores da Vida – Baía de Guanabara é um dos projetos integrantes do Programa de Revitalização Ambiental da Bacia da Baía de Guanabara, estando diretamente vinculado ao subprograma Agenda Ambiental, como ação complementar à execução dos projetos municipais de melhoria da destinação final de resíduos sólidos.

Ao mesmo tempo, constitui um projeto–piloto do Movimento de Proteção à Vida, pela oportunidade de aplicar e aprimorar a sua metodologia em uma área de trabalho formada por 12 municípios, no âmbito de um programa federal de revitalização ambiental desenvolvido pelo IBAMA/MMA e estruturado em um amplo leque de parcerias com o governo estadual, prefeituras, um consórcio intermunicipal e diversas instituições da sociedade civil organizada.

Faça o download dos detalhes do projeto.


Clique nas imagens para ampliar