Qual é o papel da mídia na formação de crianças e adolescentes? Como produzir uma programação infanto-juvenil que seja ao mesmo tempo inclusiva, plural e agradável? Discutir essas questões com adolescentes, pais, educadores e público em geral, oferecendo espaços onde os próprios jovens interagem com as ferramentas da mídia e mostram o que querem ver e ouvir nos meios de comunicação – esta é a proposta do Rio Tecnomídia.
É um evento cultural que democratiza o acesso do público em geral, especialmente os jovens, aos bastidores da mídia. Promove o diálogo entre produtores e consumidores de programas de TV e rádio, cinema, games, telefonia móvel e Internet.
Torna possível conhecer os processos de criação e produção, experimentar fazer, refletir sobre a mídia, sugerir novos conteúdos e consumir de modo mais crítico. O primeiro Rio Tecnomídia ocorreu em abril de 2004, paralelo à 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, fórum internacional em prol da qualidade de programação para o público infanto-juvenil. O segundo em novembro/2005, na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro/RJ. |