O Programa promove a prática da monitoria com alunos em risco de se evadir, seja por motivos econômicos, muitas reprovações, situação de risco social ou dificuldades de relacionamento. Em cada escola os professores dos alunos do 7º e 8º anos contribuem na seleção dos futuros 25 monitores, que após receberem uma preparação, passam a monitor as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de sua escola que encontram dificuldades nos processos de alfabetização. Cada monitor atende 3 crianças o que representa um atendimento direto de 100 alunos por escola.
Desde 2001, o CIMA - Centro de cultura, Informação e Meio Ambiente - passou a responder pela implementação do Programa, facilitando a sua expansão para 19 cidades distribuídas pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Gross, Paraíba, Pernambuco e Tocantins.
A monitoria tem a duração de um ano letivo e cada monitor recebe uma ajuda de custo, em reconhecimento à ajuda que oferece à escola e a si próprio. No ano de 2010 o Programa mobilizará diretamente 2.925 monitorados e 975 monitores (= 3.900 alunos), embora as ações realizadas além da monitoria beneficiem toda a comunidade escolar Beneficiando um público muito maior, consolidando a intervenção positiva dos monitores.
A equipe de implementação brasileira adicionou novos procedimentos à metodologia original, potencializando as ações dos monitores. Dentre os resultados obtidos, verificou-se: a permanência na escola, a aprovação para as séries seguintes, a ajuda valiosa aos monitorados, sua integração à escola, o interesse em concluir o Ensino Fundamental e prosseguir a escolaridade .
Excursões
O Programa de Valorização do Jovem oferece aos monitores a oportunidade de participarem de um bloco de três Excursões ao longo do ano. Elas visam aproximá-los do mundo do trabalho (visitando espaços de opções profissionais), do mundo da academia (quando são estimulados a prosseguirem sua escolaridade) e ao universo da cultura (quando são levados a conhecerem os equipamentos culturais disponíveis em suas cidades). Estão previstas para os meses de maio, agosto e outubro.
Pessoas Exemplares
São pessoas convidadas a conversarem com os monitores, que têm a mesma origem social dos jovens que, por meio da escolaridade, esforço pessoal e ajuda recebida, superaram dificuldades e hoje são respeitadas profissionalmente. Servem como um exemplo para os jovens de que cada um pode mudar sua própria história, estimulando-os a avançarem, mesmo num quadro de dificuldades. Deverão ocorrer nos meses de abril, junho e agosto. |