Programa Coca-Cola

Gente é pra Brilhar

Festival de Búzios

Festival do Rio

Em Busca dos Dinossauros

Protetores da Vida

Green Nation

Ecotrupe

Cooperativas Manguezarte e Estação Praia de Mauá

A Natureza da Paisagem

Rio Tecnomídia


Parceiros


Contato


O CIMA – Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com sede no Rio de Janeiro que desenvolve ações na área de cultura, educação e meio ambiente em parceria com instituições privadas, governamentais e multilaterais. 

A premissa da atividade institucional é contribuir, com ações diferenciadas e de forma eficaz, para a melhoria da qualidade de vida.

Na cultura, destacam-se o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro – o Festival do Rio e o Festival de Cinema de Búzios, o Búzios Cine Festival, eventos que introduzem o Brasil no circuito mundial de exibição, de distribuição e no mercado audiovisual.

Organizado pelos grupos CIMA e Cinema do Rio, o Festival do Rio é o maior evento do audiovisual da América Latina, reunindo um público anual de mais de 250 mil espectadores, com exibição, em 45 salas, de 320 filmes.

Para profissionais do audiovisual o Festival do Rio compreende o segmento de negócios – RIOMARKET – que tem em sua programação uma série de seminários e workshops internacionais, sobre os mais diversos temas do audiovisual, uma seleção de 500 filmes disponibilizados para compradores e programadores de Festivais, rodadas de negócios e apresentação de projetos para co-produções.

O Festival do Rio também realiza outras atividades como: Première Brazil, todos os anos no MoMA - Museu de Artes Moderna de NY e a Presença Brasileira no Festival de Cannes.

O Búzios Cine Festival é um evento que reúne distribuidores e exibidores, projetando os lançamentos da próxima temporada. Para o público o Festival oferece 3 cinemas ao ar livre, cobrindo a cidade Armação dos Búzios e  Mostra internacional de pré estréias no único cinema da Cidade – Gran Cine Bardot -. Toda a programação é gratuita.

Nas áreas de educação e meio ambiente o CIMA desenvolveu diversos projetos entre eles o Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável denominado “A Natureza e a paisagem”; “Protetores da Vida”, mobilização de diversos setores para a proteção dos ecossistemas da Bacia da Baía de Guanabara; a expedição que percorreu diversos estados por sítios paleontológicos brasileiros e que foi registrada em exposição no Museu Nacional, “Em busca dos Dinossauros”; a implementação do “Programa Coca-cola de Valorização do Jovem”, em escolas municipais e estaduais de diversos estados; “Gente é pra Brilhar”, que estimula ações de inclusão social, como a capacitação de adolescentes na área audiovisual e a produção de documentários com histórias de iniciativas que estão mudando a vida de jovens; o evento voltado para os jovens, permitindo o acesso público ao mundo da mídia, “RioTecnomídia”; PROCEL, programa de combate ao desperdício de energia.

O mais recente projeto do CIMA é o Green Nation, composto por ambiente interativo online e evento físico que trata da questão ambiental a partir do entretenimento.

Faça o download do currículo do CIMA.